Desconsiderar receita de frete no cálculo da margem percentual

Como Funciona a Remoção da Receita de Frete do Cálculo da Margem de Contribuição em %

A plataforma oferece uma funcionalidade que permite que você remova a receita de frete do cálculo da margem de contribuição em porcentagem. Essa funcionalidade é importante para empresas que desejam ter uma visão mais precisa da rentabilidade de seus produtos, sem considerar o frete como parte do cálculo.


Passo a Passo para Configuração

  1. Acessando as Configurações Básicas

    O usuário pode acessar a opção para configurar essa funcionalidade diretamente na tela de configurações básicas da plataforma. Na interface, encontrará um checkbox específico, onde poderá selecionar a opção de "Desconsiderar receita de frete no cálculo da margem percentual".

  2. Salvar a Configuração

    Após selecionar a opção desejada, é necessário salvar a configuração ao final da página. A configuração é definida para o mês atual, ou seja, a alteração terá efeito sobre todos os pedidos do mês a partir do momento em que for aplicada.

  3. Impacto nos Cálculos dos Pedidos

    Uma vez salva a configuração, todos os pedidos realizados durante o mês serão recalculados com base na nova configuração. Isso significa que a receita de frete será desconsiderada no cálculo da margem de contribuição em %, mas os valores nominais (em R$) da receita de frete e do custo de frete permanecem inalterados nos relatórios.


Como Funciona o Cálculo Após a Configuração

Quando o cálculo da margem de contribuição em % é ajustado para desconsiderar a receita de frete, o sistema passa a calcular a margem apenas com base nos valores de receita do produto e custos operacionais, excluindo qualquer valor referente ao frete. Por exemplo:

Antes da configuração:

A margem de contribuição em % seria calculada considerando tanto o valor do produto quanto o valor do frete.

Lucro total do pedido ou produto / (Receita de produtos + Receita de Frete - Descontos)

Após a configuração:

O cálculo passa a desconsiderar o frete. A fórmula seria ajustada para:

Lucro total do pedido ou produto / (Receita de produtos - Descontos)

Dessa forma, a margem de contribuição reflete apenas a rentabilidade do produto, sem o impacto do frete, que pode variar de pedido para pedido e não necessariamente refletir diretamente na lucratividade do item.


Para um melhor entendimento dos cálculos e impacto dessa mudança, nosso time gravou um pequeno vídeo informativo:


Impactos na Plataforma

  • Pedidos de Venda, Dashboard e Meus produtos:

    Com a exclusão do frete no cálculo da margem de contribuição, os relatórios da plataforma refletirão uma visão mais fiel da rentabilidade do produto, sem o impacto do frete que pode distorcer os dados. Isso proporciona informações mais precisas para tomadas de decisão estratégicas sobre a análise do Preço de Venda anunciado efetivamente no produto.


  • Simulador de Preços

    Ao remover o frete do cálculo, a plataforma passa a oferecer uma visão sem a influência da receita de frete e custo de envio. Esses valores estarão zerados por padrão.


  • Possíveis Desafios:

    A remoção do frete vai ter impacto no cálculo geral da Margem de Contribuição. Portanto, cuidado ao realizar tentar validar algumas informações no seu Preço Certo.

    Por exemplo, a receita total da sua operação, sempre irá considerar a receita de frete, então ao tentar calcular a margem nominal, atenção pois os dados podem apresentar divergências.


Este artigo sanou sua dúvida? Obrigado pelo feedback Houve um problema com seu feedback, tente novamente, por favor.

Ainda precisa de ajuda? Entre em contato Entre em contato