Como agir quando tenho produtos com margem negativa a venda

Entendendo sua margem negativa dentro do Otimizador

Como a Preço Certo calcula a margem dos meus produtos dentro do Otimizador?

Para sabermos o valor correspondente à sua coluna de margem da aba de componentes, antes de mais nada, faz-se necessário que seu produto faça parte dos dois critérios abaixo:

  1. Deve ser um produto com venda nos últimos 90 dias (ou seja, não pode ser um produto etiquetado como novo, que começou a vender menos de 90 dias atrás);
  2. Deve ser um produto com vendas únicas (que não sejam kits);

 Caso ele se enquadre nas características, nós realizamos o cálculo de média simples da sua margem dos últimos 90 dias de venda (única) dos seus produtos.

O resultado desta média é o que você encontra, hoje, na coluna abaixo:

Tenho margem negativa, e agora?

Sempre que existir uma margem negativa em algum dos seus produtos e, ele contiver estoque e/ou vendas, nós exibiremos uma sugestão para que seja realizada uma avaliação com o intuito de encontrar oportunidades de melhorias nestes produtos.

Existem várias formas de tratar com produtos que contém margem negativa e, para decidir como lidar com a situação, a melhor opção é avaliar o cenário dos seus produtos e da sua empresa, para que assim seja possível tomar a melhor decisão.

Como definir pontos de ação para produtos com margem negativa?

Um dos pontos cruciais para entender sobre seus produtos antes de tomar alguma decisão (seja em relação a margens negativas ou demais ações) é entender, exatamente, a trajetória do produto, já que a negativação da margem pode ter ocorrido em um único canal de venda ou em todos e por diversos fatores, dentre eles:

  1. Produtos que não venderam muito bem, que estão parados a muito tempo e, com isso, estão com estoque congelado (ou eternamente congelado) e que por este motivo você pode ter diminuído o preço e consequentemente sua margem ficou negativa;
  2. Produtos onde, por alguma promoção ativa no canal de venda, desconto ou outra variável, está com margem negativa em suas vendas, mesmo que seja um bom produto e que vende bem;
  3. Produtos precificados erroneamente e, por este motivo, sua margem acaba ficando negativa;

Para cada um desses produtos, podem existir uma ou mais soluções (que correspondem ao melhor momento da sua operação, vendas e tipos de produtos), dentre elas:

  • Realizar incremento de preço/margem para positivar a margem do produto;
  • Realizar queima de estoque para zerar ou diminuir o estoque;
  • Realizar nova precificação dos produtos/anúncios para marketplaces onde a tela de pedidos de venda demonstrou muita margem ruim;
  • Análise de promoções ativas nos canais de venda que podem impactar suas vendas;
Este artigo sanou sua dúvida? Obrigado pelo feedback Houve um problema com seu feedback, tente novamente, por favor.

Ainda precisa de ajuda? Entre em contato Entre em contato