Como persistir meu benefício fiscal?

Como funciona meu Benefício Fiscal de ICMS nos meus pedidos?

Caso você tenha um benefício fiscal de ICMS de Venda onde seu percentual de ICMS difere do valor emitido na NFe dos seus pedidos, agora é possível persistir seu ICMS de venda para todos os seus cenários de diferença de ICMS de venda.

Caso você configure seu Benefício Fiscal de ICMS, iremos persistir seu percentual de ICMS de venda seguindo o seguinte cenário: manteremos seu ICMS de venda sempre que seu produto for vendido para o mesmo estado de destino.

Neste cenário, por exemplo, o benefício fiscal de ICMS de venda do cliente persistiria o valor de 4,01% sempre que esse produto de SKU 123 for vendido saindo de: SP/Sudeste para o estado de destino: MG/Sudeste.

Para qualquer outra região de destino que não seja MG nesse exemplo, continuaremos pegando o ICMS de venda proveniente da nota fiscal e, para que seja persistido o mesmo valor de ICMS de venda para outro estado de destino, basta realizar a persistência para esse produto em outro pedido que contenha o estado de destino desejado.

Como configuro um benefício fiscal de ICMS de venda?

Para realizar a persistência de ICMS de venda, basta entrar em um pedido que deveria contar um ICMS de venda diferente da NFe e, no produto que tem o benefício fiscal, clicar em Editar, para que seja exibida a seguinte visualização:

O valor marcado no campo ICMS de venda consta como impossível de editar pois é o valor especificado na nota fiscal. Para realizarmos a inclusão de um valor de ICMS por benefício fiscal, basta marcar a opção abaixo, onde consta "Persistir valores de ICMS por Benefício Fiscal" e o campo será liberado para edição.

Assim que o novo valor for incluído e que a opção for salva, o pedido já realizará o recálculo levando em consideração o novo ICMS e, a partir desse momento, toda vez que esse produto for vendido para o mesmo estado do pedido que recebeu o ICMS de venda, realizaremos a inclusão automátia desse valor de ICMS de venda.

E se eu perder meu benefício fiscal em algum momento, como voltar a puxar os valores da Nota Fiscal?

Caso você deixe de ter benefício Fiscal em algum momento, basta ir em algum pedido que hoje recebe a propagação do benefício e que não deveria mais receber e desmarcar a opção de "Persistir valores de ICMS por benefício Fiscal". 

Com isso, a partir do pedido que deixar de receber o benefício, todos os próximos já voltaram a exibir apenas os valores de ICMS provenientes da nota fiscal do pedido.

Como incluir benefício fiscal para pedidos que não tiver Região de destino na NFe?

Caso algum pedido não tenha região de destino na NFe, o pedido na Preço Certo não receberá essa informação e, neste cenário, será necessário olhar pedido a pedido manualmente no seu ERP para identificar o destino do pedido e, após isso, realizar a inclusão do ICMS de venda específico para esses pedidos.

O que ocorre se meu benefício mudar o percentual no decorrer dos meses?

Caso seu benefício de ICMS tenha modificações nos seus valores no decorrer dos tempos, basta realizar a edição desse valor de ICMS em um pedido que recebeu a diferença de ICMS para que comecemos a pegar o novo valor de ICMS por benefício fiscal e incluirmos em todos os próximos pedidos após o editado. 

Como realizar a edição do meu benefício fiscal via planilha?

Para incluir um valor de ICMS de venda por benefício em massa via planilha, basta seguir os passos abaixo:

1 - Realize o download da planilha de pedidos de venda do mês que deverá começar a receber o benefício fiscal;

1.1 - Verifique os seguintes campos:

  • Coluna "Estado de Destino " - onde terá o Estado de Destino do pedido;
  • Coluna " Persistência de Benefício Fiscal " - onde deverá ser marcado com 'Sim' todos os pedidos que precisam receber o novo ICMS de venda por benefício;
  • Coluna "Percentual de ICMS de Venda"- onde deverá ser incluído o novo percentual de ICMS de venda;

2 - Levando em consideração os Estados de Destino que recebem o benefício fiscal, insira os percentuais de ICMS de venda referentes ao benefício fiscal e marque a coluna AI com 'Sim' (sem as aspas simples).

3 - Salve a planilha e realize a importação na Preço Certo, na tela de Pedidos de Vendas.

Agora é só esperar os cálculos ocorrem nos seus pedidos que foram editados!

Para realizar a retirada do benefício fiscal e voltar a usar o ICMS da nota fiscal, basta realizar a edição inversa na planilha, marcando a coluna AI com 'Não' e excluindo o valor de ICMS de venda que foi incluído anteriormente, deixando o campo em branco.

Este artigo sanou sua dúvida? Obrigado pelo feedback Houve um problema com seu feedback, tente novamente, por favor.

Ainda precisa de ajuda? Entre em contato Entre em contato